Apoio pedagógico
O Núcleo de Acessibilidade de Goiânia compõe a Diretoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria de Inclusão. Um dos serviços prestados é o acompanhamento pedagógico de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da UFG com deficiência, altas habilidades/superdotação ou necessidade educacional específica. Esse trabalho é feito em parceria com a coordenação do curso, estudante, docentes e, quando necessário, a família.
O objetivo principal do acompanhamento pedagógico é garantir condições para que a/o estudante alcance a autonomia para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Ao longo desse processo, cada estudante pode receber atendimento psicopedagógico, psicoeducacional, letramento digital e acompanhamento de assistente pedagógico.
O nosso atendimento inicia com a solicitação feita pelo Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas. Já a estratégia de acompanhamento é definida no estudo de caso realizado pela equipe multiprofissional. O estudo de caso é subsidiado pela escuta do estudante e de sua família, quando necessário, em atendimentos individualizados em três áreas: psicopedagogia, psicoeducacional e letramento digital; leitura de laudos e documentos que nos apresentem o histórico de desenvolvimento e aprendizagem do estudante; bem como informações sobre o curso e as disciplinas que serão cursadas no semestre. A partir desse arcabouço, buscamos identificar barreiras que o estudante possa enfrentar e as estratégias que utilizaremos para eliminá-las, sempre que possível, ou minimizá-las. Quando percebemos a necessidade de um acompanhamento contínuo, essa avaliação é refeita a cada início de semestre tendo em vista o novo contexto gerado pela especificidade de cada disciplina e do potencial de cada estudante. Além dos profissionais especializados, a/o estudante também pode receber acompanhamento e atendimento por assistente pedagógico. O acompanhamento é definido como estar em aula com estudante e o atendimento ocorre em horário extra-aula, para orientação e desenvolvimento de estudo.
Para receber o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade, é necessário que a/o estudante ou coordenação do curso faça o pedido através do SIGAA seguindo os passos descritos a seguir:
Como solicitar apoio?
Estudante
1. Acesse o Portal do Aluno através do endereço https://sigaa.sistemas.ufg.br/ e insira seu Login Único;
2. Na tela inicial (Portal do Discente), na barra principal de opções, selecione as opções na seguinte ordem:
Acessibilidade > Necessidades Educacionais Especiais > Solicitar apoio SINACE
3. Preencha o formulário, marcando a(s) opção(ões) correspondente(s) às suas necessidades, preencha o campo Justificativa com detalhes da sua solicitação e clique na opção Cadastrar para finalizar sua solicitação;
4. A mensagem "Operação realizada com sucesso" será exibida no topo da tela;
5. O sistema envia a solicitação para a análise da coordenação de curso. Após o deferimento da coordenação é que a solicitação de fato chega para a equipe do Núcleo de Acessibilidade. A partir daí, a/o estudante estará na fila de atendimento.
O atendimento é realizado por ordem cronológica de solicitação, dando prioridade para estudantes com deficiência. Quando chegar na solicitação, a equipe entrará em contato através do e-mail institucional.
(Clique aqui para o passo-a-passo com imagens)
Coordenação de curso
1. No módulo Portal Coordenação Graduação do SIGAA, selecione as opções contidas na barra principal na seguinte ordem:
Aluno > Discente com NEE > Solicitar apoio ao SINACE
2. Realize a busca pelo aluno desejado e selecione-o clicando no botão Selecionar Discente do aluno correspondente;
3. Verifique os dados do aluno e preencha a seção Dados da Solicitação marcando as Necessidades Especiais do mesmo e sua justificativa para a solicitação. Confirme a solicitação selecionando o botão Cadastrar.
4. A mensagem Operação realizada com sucesso será exibida no topo da tela caso a solicitação seja concluída com sucesso;
5. Aguarde o retorno dos técnicos do SINACE através do seu e-mail ou telefone cadastrados no SIGAA.
Como a coordenação pode analisar a solicitação de apoio?
O sistema envia um e-mail de notificação para coordenador(a) e vice-coordenador(a) sempre que houver envio de solicitação ou registro do parecer.
Para realizar a análise da solicitação é necessário acessar a opção: SIGAA → Portal Coord. Graduação → Acessibilidade → Discente com NEE → Analisar Solicitações de Discente. Somente após o deferimento da coordenação é que a solicitação chegará para a equipe do Núcleo de Acessibilidade.
Para essa análise, deve-se considerar que o nosso público de atendimento é formado na seguinte ordem de prioridade: estudante com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, TEA); estudante com transtornos de aprendizagem (TDAH, dislexia, discalculia etc.); estudante com baixo desempenho, por motivos diversos. Caso a justificativa seja de condições de cunho psicológico ou psiquiátrico, a solicitação deve ser negada e a/o estudante encaminhada(o) à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Enquanto a/o estudante aguarda o atendimento da solicitação, a coordenação também já pode iniciar o apoio pedagógico no âmbito do curso. Nesse sentido, indicamos a leitura dos e-books:
Se Inclui - https://seinclui.ciar.ufg.br/
Orientações para acessibilidade pedagógica e tecnológica - https://publica.ciar.ufg.br/
Em caso de dúvida, envie um e-mail para acessibilidade@ufg.br.