Acessibilidade

Em 23/12/11 00:07 Atualizada em 27/11/15 08:27

Acessibilidade

A acessibilidade é um termo presente em diversas áreas e segmentos da sociedade e significa proporcionar às pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida uma vida mais ativa, participativa e autônoma com igualdade de condições e de oportunidades.

A acessibilidade, em consonância com o art. 9 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência1 , se refere ao meio físico, transporte, sistemas e tecnologias de informação e comunicação, instalações e edificações públicas e rurais objetivando a eliminação de barreiras e obstáculos.

A Associação norte americana que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, entende que as Tecnologias Assistivas englobam: auxílios para a vida diária; comunicação suplementar e alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; sistemas de controle de ambiente; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses e próteses; adequação postural; auxílios de mobilidade; auxílios para cegos ou com visão sub-normal; auxílios para surdos ou com déficit auditivo; adaptações em veículos, e outros.

Assim, muitos paradigmas têm sido quebrados quanto ao formato da utilização de recursos e serviços destinados às pessoas com necessidades especiais.

A informática tem cumprido um importante papel no processo de inclusão social no que diz respeito à promoção da acessibilidade, pois tem ofertado ao usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

Não obstante tantas conquistas e possibilidades de melhorias, faz-se necessário pensarmos sobre a problemática das questões referentes ao acesso e à formação da e para as tecnologias, pois, como afirma Moran (2007, p. 168)2 , quanto mais tecnologias avançadas temos, mais necessitamos de pessoas humanas, evoluídas, competentes e éticas. Dessa forma,  “a sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras , confiáveis”.

Nesse sentido, a Universidade Federal de Goiás, por meio do Núcleo de Acessibilidade, se apresenta como uma instituição consciente da sua importância no cumprimento do seu papel na sociedade ao reconhecer, de fato, o direito de todos à acessibilidade, adaptando e adequando recursos e tecnologias; implantando políticas inclusivas; atendendo e acompanhando discentes, docentes, familiares e demais usuários para que tenham pleno direito à acessibilidade.

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York, a pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do Departamento de Assembleia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas, e será daqui em diante referido como o “logotipo acessibilidade”.

Acessibilidade ONU 2015

1 BRASIL, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tradução Oficial/Brasil. Brasília, SICORDE: 2007.

2 MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.