Apoio pedagógico

Em 13/07/17 11:28 Atualizada em 02/04/24 15:38

O Núcleo de Acessibilidade de Goiânia compõe a Diretoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria de Inclusão. Um dos serviços prestados é o acompanhamento pedagógico de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da UFG com deficiência, altas habilidades/superdotação ou necessidade educacional específica. Esse trabalho é feito em parceria com a coordenação do curso, estudante, docentes e, quando necessário, a família.

O objetivo principal do acompanhamento pedagógico é garantir condições para que a/o estudante alcance a autonomia para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Ao longo desse processo, cada estudante pode receber atendimento psicopedagógico, psicoeducacional, letramento digital e acompanhamento de assistente pedagógico.

O nosso atendimento inicia com a solicitação feita pelo  Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas. Já a estratégia de acompanhamento é definida no estudo de caso realizado pela equipe multiprofissional. O estudo de caso é subsidiado pela escuta do estudante e de sua família, quando necessário, em atendimentos individualizados em três áreas: psicopedagogia, psicoeducacional e letramento digital; leitura de laudos e documentos que nos apresentem o histórico de desenvolvimento e aprendizagem do estudante; bem como informações sobre o curso e as disciplinas que serão cursadas no semestre. A partir desse arcabouço, buscamos identificar barreiras que o estudante possa enfrentar e as estratégias que utilizaremos para eliminá-las, sempre que possível, ou minimizá-las. Quando percebemos a necessidade de um acompanhamento contínuo, essa avaliação é refeita a cada início de semestre tendo em vista o novo contexto gerado pela especificidade de cada disciplina e do potencial de cada estudante. Além dos profissionais especializados, a/o estudante também pode receber acompanhamento e atendimento por assistente pedagógico. O acompanhamento é definido como estar em aula com estudante e o atendimento ocorre em horário extra-aula, para orientação e desenvolvimento de estudo.

Para receber o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade, é necessário que a/o estudante ou coordenação do curso faça o pedido através do SIGAA seguindo os passos descritos a seguir:

Como solicitar apoio?

Estudante

1. Acesse o Portal do Aluno através do endereço https://sigaa.sistemas.ufg.br/ e insira seu Login Único;

2. Na tela inicial (Portal do Discente), na barra principal de opções, selecione as opções na seguinte ordem:

Outros > Necessidades Especiais Educacionais > Solicitar apoio ao SINACE

3. Na seção Dados da Solicitação (parte inferior da página), marque as caixas correspondentes às suas necessidades, preencha o campo Justificativa para solicitação de apoio ao SINACE com detalhes da sua solicitação e clique na opção Cadastrar para finalizar sua solicitação;

4. A mensagem Operação realizada com sucesso será exibida no topo da tela caso a solicitação seja concluída com sucesso;

5. O sistema envia a solicitação para a análise da coordenação de curso. Após o deferimento, a solicitação de fato guarde o retorno dos técnicos do SINACE através do seu e-mail ou telefone cadastrados no SIGAA.

(Clique aqui para o passo-a-passo com imagens)

Coordenação de curso

1. No módulo Portal Coordenação Graduação do SIGAA, selecione as opções contidas na barra principal na seguinte ordem:

Aluno > Discente com NEE > Solicitar apoio ao SINACE

2. Realize a busca pelo aluno desejado e selecione-o clicando no botão Selecionar Discente do aluno correspondente;

3. Verifique os dados do aluno e preencha a seção Dados da Solicitação marcando as Necessidades Especiais do mesmo e sua justificativa para a solicitação. Confirme a solicitação selecionando o botão Cadastrar.

5. Aguarde o retorno dos técnicos do SINACE através do seu e-mail ou telefone cadastrados no SIGAA.

(Clique aqui para o passo-a-passo com imagens)

Como a coordenação pode analisar a solicitação de apoio?

O sistema envia um e-mail de notificação para coordenador(a) e vice-coordenador(a) com o título SIGAA - Solicitação de Apoio a CAENE sempre que houver envio de solicitação e registro do parecer.

Para realizar esta análise é necessário acessar a opção: SIGAA -> Portal Coord. Graduação -> Alunos -> Discente com NEE -> Analisar Solicitações de Discente. Somente após o deferimento da coordenação é que a solicitação chegará para a equipe do Núcleo de Acessibilidade e a/o estudante entrará na lista de espera para atendimento.

Em caso de dúvida, envie um e-mail para acessibilidade@ufg.br.