
Setembro Verde: mês de luta e conscientização
O Setembro verde é o mês dedicado à conscientização e luta pela acessibilidade como um direito em todos os espaços. A luta é diária, mas neste mês nos dedicamos à dar maior visibilidade às questões que giram em torno da acessibilidade, para que possam ecoar e contribuir para eliminação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
A instituição do Estatuto da Pessoa com Deficiência, através da Lei Brasileira de Inclusão, Nº 13.146/2015, foi um grande avanço para garantias de direitos e estruturação de políticas públicas. Destacamos o ensino inclusivo e o rompimento de barreiras, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e informação, atitudinais e tecnológicas.
Essa política aplicada no âmbito da universidade deve ser considerada nas práticas pedagógicas de todos os docentes, em toda área técnico-administrativa, nos espaços físicos e virtuais. Esse movimento tende a tornar os caminhos com a menor quantidade de barreiras possíveis.
A luta pela inclusão não é nova, ela acontece há muito tempo no campo dos movimentos sociais, e a Lei Federal no 11.133/2005 instituiu o dia 21 de Setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com reivindicações de cidadania, participação em igualdade e inclusão das pessoas com deficiência.
Em âmbito municipal, Goiânia, capital do estado de Goiás, instituiu com a Lei no 10.101/2017 o mês de setembro como o mês da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, denominado Setembro Verde, configurando-se como um evento a ser realizado em formato de campanha, cujo símbolo da campanha é um laço na cor verde.