Imagem Formação DAC/SIN -2023/2

Planejamento Pedagógico 2023/2

Em 10/10/23 10:15.
Imagem Formação DAC/SIN -2023/2

(Na imagem tem-se 12 pessoas que são membros da Equipe do Núcleo de Acessibilidade. Todos estão em pé e com rostos sorridentes.)

Sob o título “Formação em Educação Inclusiva: a universidade como espaço de aprendizagem para todas as pessoas”, nos dias 21/09/2023 e 22/09/2023, a Diretoria de Acessibilidade se debruçou sobre temas muito caros para a propagação de uma cultura inclusiva e acessível no ensino superior.

Mais uma vez, o evento contou com palestras certificadas, gratuitas, abertas ao público e realizadas por pesquisadores de referência da nossa universidade.

No dia 21/09/2023 tivemos a Palestra “Introdução à audiodescrição, recursos de tecnologia assistiva e utilização das ferramentas institucionais” com a palestrante Rosane Martins de Oliveira, Técnica em Tecnologias Assistivas do Núcleo de Acessibilidade.

Ainda no dia 21/09/2023, o Professor Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG) proferiu a palestra “Informação x Conhecimento nos vários tempos em que estamos imersos”.

No dia 22/09/2023, nossa diretora da Diretoria de Acessibilidade, Professora Drª Ana Cláudia Antônio Maranhão Sá ministrou a palestra “Princípios para adaptações curriculares".

No dia 22/09/2023, a palestra “Fundamentos, orientações e procedimentos relativos ao trabalho do assistente pedagógico como promotores de inclusão e acessibilidade” foi proferida pelas palestrantes Me. Kildilene Carvalho Matos Mota e Me. Meirilayne Ribeiro de Oliveira.

O evento formativo contou também com uma visita orientada para a nossa equipe do Núcleo de Acessibilidade à Biblioteca do Campus Samambaia, incluindo o Laboratório de Acessibilidade Institucional (LAI)- dada a sua relevância para a acessibilidade dos estudantes com deficiência no âmbito da UFG. Entendemos que a biblioteca pode ser um importante espaço para o desenvolvimento acadêmico do estudante universitário e que aos estudantes acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade também se faz importante conhecer e se apropriar de todos os espaços da UFG.

Dessa forma, um dos nossos objetivos com a visita orientada à biblioteca universitária foi que as informações adquiridas possam ser multiplicadas entre os nossos estudantes acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade- DAC/SIN/UFG.