Imagem de fita cruzada em baixo seguida do texto Setembro Verde. Desenho e letras estão em verde.

Formação em educação inclusiva

Em 14/09/23 10:32.

Evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro e tem palestras abertas a toda comunidade

No mês dedicado à conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência, a Diretoria de Acessibilidade realiza a Formação em educação inclusiva: a universidade como espaço de aprendizagem para todas as pessoas. O evento integra a semana de Planejamento Pedagógico e parte da programação está aberta à comunidade.

Com o compromisso de viabilizar uma educação superior inclusiva e acessível para todas as pessoas, bem como considerando a aprendizagem e apropriação de todos os espaços universitários como direito dos estudantes com deficiência é que a Diretoria de Acessibilidade se debruça nos estudos das políticas anti-discriminatórias, onde está ancorada, bem como no conhecimento das adaptações pedagógicas como direito dos estudantes com deficiência e a reflexão sobre os conceitos de informação e conhecimento. A condução será realizada por pesquisadores de referência da UFG. O evento é gratuito e será certificado.

Todas as atividades acontecerão no MediaLab, ao lado da FAV no campus Samambaia. A inscrição será no local.

21/09 - quinta-feira

Manhã - aberta ao público

8h - Abertura do evento

8h30 - Palestra e Diálogo formativo aberto ao público

Introdução à audiodescrição, recursos de tecnologia assistiva e utilização das ferramentas institucionais

Palestrante: Rosane Martins de Oliveira

10h - Palestra

Informação X conhecimento nos vários tempos em que estamos imersos

Palestrante: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Tarde - fechada para a equipe

14h - Visita orientada ao LAI e Biblioteca Campus Samambaia

22/09 - sexta-feira

Manhã - aberta ao público

8h - Palestra

Políticas Anti-discriminatórias em contextos de desigualdade.

Profa Dra. Luciana de Oliveira Dias

10h-  Palestra

Princípios para adaptações curriculares

Profª Drª Ana Claudia Antonio Maranhão Sá