Foto de uma mulher de branco, e máscara preta  do lado esquerdo olhando para um aparelho branco que está ao seu lado direito, O aparelho está alto, e voltado para o céu.

DAC E CIAR VISITAM O PLANETÁRIO EM PARCERIA EM PROL DA ACESSIBILIDADE

Em 30/08/22 15:33.

Autoria: Ana Laura Carvalho de Oliveira

Fotos: Meirilayne Oliveira

 

Nesta segunda-feira (29) a Diretoria de Acessibilidade em conjunto com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede realizaram uma visita ao planetário da UFG.

A equipe do Planetário solicitou consultoria do Núcleo e do CIAR no sentido de trazer mais acessibilidade para uma exposição que está sendo organizada para apresentar a história desse importante espaço de formação e divulgação científica. Após um diálogo virtual, as equipes se encontraram para conhecer as instalações físicas, o acervo e as experiências proporcionadas pelo espaço, a fim de agregar nas discussões sobre acessibilidade.

 

Foto da entrada de uma sala com portas abertas em que se pode ver 3 pessoas ouvindo as explicações de uma quarta pessoa. Do lado de fora ao lado da porte vê-se duas paredes azuis, e dentro é possível ver um ambiente de paredes pretas.

 

Na ocasião estiveram presentes, da DAC - a Diretora, Profª Ana Claudia Antonio Maranhão de Sá, e a coordenadora pedagógica, Meirilayne Ribeiro de Oliveira; do CIAR, o Diretor Prof. Wagner Bandeira e a Coordenadora de Publicação, Profª Ana Paula Neres de Santana Bandeira. A visita foi conduzida pelo Diretor do Planetário, Prof. Rafael Miloni Santucci, pela Assistente em Administração, Michele Ferreira Martins e pelo estagiário João Gonçalves de Araújo Neto

 

O grupo conheceu todos os ambientes externos e internos, ouviu a história do Planetário e vivenciou uma parte da sessão realizada ao público. O planetário da UFG é o único no país com um equipamento original em funcionamento capaz de gerar a experiência mais próxima de visualização dos fenômenos que acontecem a olho nu no céu ao longo de todo o ano. 

Foto tirado do ambiente externo de uma parede em tijolos azuis com uma gravura do sistema solar, em que se pode ver o sol e alguns planetas. No lado direito da imagem há algumas plantas e uma visão geral do ambiente. No lado esquerdo vê-se uma pequena rampa branca de acessibilidade.

No encontro, as equipes elaboraram um plano de ação para melhoria da acessibilidade no Planetário, com ênfase arquitetônica e informacional. O próximo passo será estabelecer a parceria com a Secretaria de Infraestrutura da UFG para elaboração do projeto de intervenção na estrutura física.

 

Essa parceria entre órgãos é parte do esforço institucional para avançar na implementação da Política de Acessibilidade e fortalecimento da inclusão na Universidade Federal de Goiás.