Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: o Núcleo de Acessibilidade/UFG faz parte dessa defesa

Em 03/12/20 18:00.

Autoria: Jessica Maria da Silva Martins Valerio, Yasmin Andre da Silva Melo, Ana Claudia Antonio Maranhão Sá, Meirilayne Ribeiro de Oliveira

No dia 03 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD) promovido pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

A UFG tem proporcionado o acesso à educação superior das pessoas com deficiência, e para apoiar a permanência e êxito dos estudantes com deficiência na sua vida acadêmica, dar uma formação de qualidade, prezando a autonomia dessas pessoas, criou o Nùcleo de Acessibilidade.

Atualmente o Núcleo da Acessibilidade/ UFG, tem em seus registros, 344 estudantes com deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, múltipla e estudantes com transtornos do espectro autista, altas habilidades/superdotação. Cerca de 100 estudantes necessitam de apoio/acompanhamento semanal pelo Núcleo de Acessibilidade para que possam desenvolver suas atividades com redução das barreiras impostas pelos nossos sistemas.

Desde 2008, o Núcleo de Acessibilidade/UFG, tem dado apoio aos estudantes com deficiência nas adaptações de materiais, apoio pedagogico, psicopedagogico, tecnologias assistivas, investimentos em mobiliários e infraestrutura acessível, laboratório de acessibilidade informacional, formação continuada de docentes, técnicos-administrativos e comunidades acadêmica em geral.

Todas as ações para inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência da UFG estão pautadas na Política de Acessibilidade, o documento foi elaborado com metas e ações para a construção de universidade inclusiva, que garanta acesso, permanência e êxito as pessoas com deficiência. A inclusão e acessibilidade na UFG são entendidas como um valor institucional que colabora para uma universidade plural que respeita a diversidade humana.