Marca - Núcleo de Acessibilidade
Link Facebook

Apoio pedagógico

Atualizado em 19/10/17 10:12.

O Núcleo de Acessibilidade está vinculado à Prograd e realiza o acompanhamento pedagógico de estudantes de cursos da graduação da UFG com alguma deficiência. Esse trabalho é feito em parceria com a coordenação do curso, estudante, docentes e, quando necessário, a família.

O objetivo principal do acompanhamento pedagógico é garantir condições para que a/o estudante com deficiência alcance a autonomia para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Ao longo desse processo, cada estudante pode receber atendimento psicopedagógico, psicológico, acompanhamento de estudante assistente e adaptação de materiais, conforme sua necessidade.

Nossa estrutura ainda não nos permite contemplar as/os estudantes de pós-graduação no acompanhamento pedagógico, mas estamos à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar no encaminhamento dentro da instituição conforme a necessidade. Se você é estudante de pós-graduação e precisa de apoio, entre em contato conosco através do e-mail.

Para receber o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade, é necessário que a/o estudante ou coordenação do curso faça o pedido através do SIGAA seguindo os passos descritos a seguir:

Como solicitar apoio?

Estudante

1. Acesse o Portal do Aluno através do endereço https://sigaa.sistemas.ufg.br/ e insira seu Login Único;

2. Na tela inicial (Portal do Discente), na barra principal de opções, selecione as opções na seguinte ordem:

Outros > Necessidades Especiais Educacionais > Solicitar apoio ao SINACE

3. Na seção Dados da Solicitação (parte inferior da página), marque as caixas correspondentes às suas necessidades, preencha o campo Justificativa para solicitação de apoio ao SINACE com detalhes da sua solicitação e clique na opção Cadastrar para finalizar sua solicitação;

4. A mensagem Operação realizada com sucesso será exibida no topo da tela caso a solicitação seja concluída com sucesso;

5. Aguarde o retorno dos técnicos do SINACE através do seu e-mail ou telefone cadastrados no SIGAA.

(Clique aqui para o passo-a-passo com imagens)

Coordenação de curso

1. No módulo Portal Coordenação Graduação do SIGAA, selecione as opções contidas na barra principal na seguinte ordem:

Aluno > Discente com NEE > Solicitar apoio ao SINACE

2. Realize a busca pelo aluno desejado e selecione-o clicando no botão Selecionar Discente do aluno correspondente;

3. Verifique os dados do aluno e preencha a seção Dados da Solicitação marcando as Necessidades Especiais do mesmo e sua justificativa para a solicitação. Confirme a solicitação selecionando o botão Cadastrar.

(Clique aqui para o passo-a-passo com imagens)

Contato Apoio Pedagógico: acessibilidadeufg@gmail.com