Weby shortcut
Marca - Núcleo de Acessibilidade
Marca da Universidade Federal de Goiás

Web Acessível

Atualizado em 19/11/14 09:33.

 O que é acessibilidade à Web.

Acessibilidade à Web significa que pessoas portadoras de necessidades especiais sejam capazes de usar a Web. Mais concretamente, significa uma Web projetada de modo a que estas pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva com a Web, bem como criar e contribuir com conteúdos para a Web.

Existem milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais que tem o seu acesso a Web restrito. Atualmente a maioria dos Web sites têm barreiras de acessibilidade que dificultam ou mesmo tornam impossível para estas pessoas acessarem sites. Contudo, se os Web sites e Web softwares forem projetados acessíveis, estas pessoas poderão usar os sites efetivamente.

A acessibilidade à Web contempla todo tipo de necessidade especial, incluindo as visuais, auditivas, físicas, de fala, cognitivas e neurológicas. Para informações adicionais, ver "Como pessoas portadoras de necessidades especiais usam a Web", um documento que descreve como os diferentes tipos de necessidades especiais afetam o uso da Web e também cenários de pessoas portadoras de necessidades especiais usando a Web .

A acessibilidade à Web pode trazer benefícios também a organizações e pessoas sem qualquer tipo de restrição. Por exemplo, um dos princípios básicos de acessibilidade preconiza a flexibilidade para atender variados tipos de necessidades, situações e preferências. Esta flexibilidade acaba por beneficiar todas as pessoas que usam a Web, inclusive aquelas sem qualquer tipo de restrição em diferentes situações (tais como aqueles com uma conexão lenta), pessoas com restrições temporárias (com um braço quebrado) e pessoas idosas. Para mais informações, ver "Developing a Web Accessibility Business Case for Your Organization ."

 

Porque a acessibilidade à Web é importante.

A Web exerce um papel crescentemente importante nas áreas de educação, negócios, comércio, governos e recreação. Uma Web acessível e que permita a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade é fundamental para proporcionar oportunidades iguais para todos nas diversas áreas.

A acessibilidade à Web, em alguns casos, é regulamentada por lei. Para consultar uma listagem de leis e políticas pelo mundo, ver: Policies Relating to Web Accessibility .

 

Construindo uma Web acessível.

A acessibilidade à Web depende do trabalho conjunto dos vários setores de desenvolvimento e de interação, incluindo-se as ferramentas para Web softwares e o pessoal envolvido com desenvolvimento. O principal motivo da existência de tantos sites não acessíveis é o uso de softwares geradores de conteúdos sem programação para suporte aos critérios de acessibilidade e desenvolvedores sem o conhecimento dos itens básicos de acessibilidade, ou mesmo sem maiores preocupações com ela.

Com a finalidade de definir as soluções e esclarecer os itens de acessibilidade a Web Accessibility Initiative (WAI) desenvolveu diretrizes que se constituem em standards internacionais para a acessibilidade à Web. Para maiores informações, ver "Interdependent Components of Web Accessibility", que explica como os variados componentes trabalham juntos e como são contemplados nas diferentes diretrizes da WAI.

 

Construindo um Web Site Acessível.

O trabalho requerido para construir um Web site acessível depende de vários fatores, entre eles o tipo de conteúdo, o tamanho, a complexidade do site, das ferramentas de desenvolvimento e do ambiente de desenvolvimento.

Muitos dos aspectos da acessibilidade serão facilmente implementados se forem planejados antes do início do desenvolvimento ou redesign. Contudo, adaptar sites existentes pode demandar uma quantidade considerável de trabalho e esforço, especialmente para aqueles sites com códigos não conformes com as standards de marcação para XHTML , e para sites com determinados tipos de conteúdos, tais como determinadas midias.

 

Avaliando a acessibilidade na Web.

Ao desenvolver ou redesenhar um site, a avaliação da acessibilidade logo no início e ao longo do trabalho detectará itens de acessibilidade que se tornarão mais fáceis de corrigir do que se deixarmos o trabalho de avaliação para o final do projeto. Técnicas simples, tais como alterar as 'setagens' do browser (resolução, tamanho da janela, tamanhos de fontes, etc...) podem determinar conformidades com alguns itens de acessibilidade. Uma avaliação acurada para determinar se um site está conforme as diretrizes de acessibilidade é uma tarefa mais complexa.

Existem ferramentas automatizadas que ajudam na avaliação de acessibilidade. Contudo, nenhuma ferramenta sozinha é capaz de determinar se um site cumpre todos os itens de acessibilidade. Uma avaliação feita por humanos é essencial para determinar se um Web site é acessível. Para mais informações O WAI Web site disponibiliza um guidelines and support material para ajuda na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Informações sobre este documento:
Versão: 1.1 Feedback será bem-vindo para wai-eo-editors@w3.org.
Editor: Shawn Lawton Henry. Desenvolvido com Education and Outreach Working Group (EOWG).
Última atualização Data: 10/02/2005 14:57:55 by Author: shawn
Copyright 1994-2004
W3C * (MIT, ERCIM, Keio), Todos os direitos reservados. São aplicáveis as disposições do W3C relativas a responsabilidade, marcas, uso de documentos e licença de software. Sua interação com este site de acordo com nossa política pública e para Membros

Listar Todas Voltar