Universia e Fundação Universia favorecem a inclusão de pessoas com deficiências nas universidades ibero-americanas

Em 31/10/14 11:02.

 

 

Logo Fundação Universia                                                     Logo Fundação Universia        

 

 

Universia e Fundação Universia favorecem a inclusão de pessoas com deficiências nas universidades ibero-americanas

 

  • Fundação Universia apresenta a Plataforma ‘Universidade e Incapacidade em Ibero-américa’ um portal que tem como objetivo sensibilizar e favorecer o acesso de pessoas com deficiências a  educação superior.

 

  • Este portal, que recolhe exemplos reais de boas práticas, oferece um diretório de livre acesso, único até o momento, onde podem consultar os Serviços de Atenção a pessoas com deficiências de todas as universidades dos países de Ibero-américa.

 

 

Madrid, 13 de outubro 2014. Fundação Universia com a colaboração de Universia apresenta esta web com o objetivo de ser o ponto de referência para a difusão de boas práticas já existentes e de consulta das unidades ou serviços responsáveis da atenção a deficiência de todas as universidades ibero-americanas. 

De caráter permanente, a plataforma ‘Universidade e Deficiência em Ibero-américa’, que conta com a colaboração da Fundação ONCE e Fundação de PwC, tem dobro objetivo: sensibilizar e favorecer o acesso das pessoas com deficiência a educação superior e impulsar o desenvolvimento de uma universidade inclusiva. Para conseguir este fim o sitio conta com duas sessões dirigidas a difundir informação das universidades participantes. 

Na sessão de “Boas Práticas” se prisma desenvolver e divulgar um catálogo de ações inclusivas que podem ser compartilhadas e duplicadas em outras universidades, e que também sirva como repertório de experiências positivas. Entre as distintas categorias encontramos propostas sobre o acesso ao emprego de universitários com deficiências, as Novas Tecnologias da Comunicação, os procedimentos de recolhimento e orientação e as bolsas, ajudas e prêmios a estudantes com deficiência, entre outras áreas temáticas. 

Quanto a sessão "Espaço Universidades ibero-americanas", se pretende conseguir contar com um diretório de áreas/serviços de atenção aos estudantes com deficiência de carácter ibero-americano, único pelo momento, aberto a consulta de qualquer pessoa interessada. 

Com este propósito, toda a comunidade universitária que desenvolve seu trabalho no âmbito da igualdade de oportunidades está convidada a participar compartilhando suas ações positivas e programas.

 

III Encontro de Reitores

 

O nascimento desta plataforma se situa no marco do III Encontro Internacional de Reitores Universia. Fruto de um acordou assinado entreFundação ONCE, Fundação de PwC e Fundação Universia, para impulsar a formação superior de pessoas com deficiência que contou com a colaboração do Ministério de Assuntos Exteriores, se confirmou em uma mesa redonda  em que foi analisado a incorporação das pessoas com deficiência  ao âmbito universitário. 

Participaram naquela ocasião Marcelo Fernandes de Aquino, reitor de UNISINOS (Brasil), Ignacio Sánchez Díaz, reitor da Pontifícia Universidade Católica (Chile), Jose Eduardo Hernández Nava, reitor da Universidade de Colima (México), Jose Eduardo Hernández Nava, reitor da Corporação Interuniversitária Ibero-americana (Colômbia), Rafael Stand Niño, presidente do Centro Internacional de Responsabilidade Social & Sustentabilidade (Colômbia) e  Manuel López Pérez, reitor da Universidade de Zaragoza (Espanha)e presidente da Conferencia de Reitores de Universidades Espanholas (CRUE).

Asimismo, fruto do III Encontro de Reitores se firmó la Carta de Río, uma folha de rota para a Universidade Ibero-americana. Neste documento, especialmente no ponto 2, abordará a questão social: http://www.universia.net/nosotros/files/CARTA_RIO_28_07_14_ES.pdf.

 

Más información
Marta Gago. Fundación Universia

marta.gago@universia.net / Tel. 91 289 17 97 /

www.fundacionuniversia.net

 

 

 

Fundaçao Universia

Fundação Universia é uma entidade privada sem fins lucrativos  promovida por Universia, a maior rede universitária do mundo, constituída por 1.262 universidades em 23 países. A Fundação foi constituída em 2005 como a única entidade do Terceiro Sector especializada no coletivo de universitários com deficiências. Sua finalidade principal é promover a educação superior inclusiva e o acesso ao emprego qualificado para as pessoas com deficiência.

Desde 2012, Fundação Universia foi autorizada pelo Serviço Público Estatal, do Ministério do trabalho e segurança Social como Agencia de Colaboração 1300000006. Esta qualificação o permite otimizar os procedimentos de intermediação e contribuir para melhorar a situação com pessoas com deficiências em relação a sua inclusão laboral.  Em 2013 Fundação Universia recebeu um Premio cermi.es na categoria da Ação  Social e Cultural, por seu trabalho na inclusão de pessoas com deficiência nos âmbitos universitário e laboral. Com carácter internacional, desde o último trimestre de 2011 a Fundação  é entidade que assina o Pacto Mundial, com o compromisso de cumprimento dos Princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas. 

Fonte: www.fundacionuniversia.net