noticia1309526604_ORIG.jpg

Sem cardápio em Braille, restaurantes de Goiânia são multados

Em 01/07/11 08:40.

 

Sem cardápio em Braille, restaurantes de Goiânia são multados

Dos 620 restaurantes já visitados pelo órgão, apenas um tinha o cardápio. Cerca de 300 restaurantes já pagaram a multa.

Publicada em 30 de março de 2011 - 09:00

 

No início do mês, o PROCON começou a fiscalizar estabelecimentos de médio e grande porte para verificar o cumprimento de uma lei municipal de 2006 que determina a obrigatoriedade do item. Dos 620 restaurantes já visitados pelo órgão, apenas um tinha o cardápio. Cerca de 300 restaurantes já pagaram a multa, segundo o diretor do Procon de Goiânia, José Alício de Mesquita.

 

Os demais estão sendo notificados e serão multados se não se adequarem no prazo, estabelecido caso a caso. A cada reincidência, a multa sobe 50%. Ao todo, 7.000 estabelecimentos que servem refeições, incluindo hotéis, serão fiscalizados.

 

A presidente da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás, Geralda Lacerda, comemorou a medida, mas acha que é insuficiente. "Mais importante ainda é o garçom vir falar com a gente. Não adianta fazer o cardápio e deixá-lo jogado no balcão ao deus-dará", afirma.

 

Para o presidente da regional de Goiás da Abrasel (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes) , Rafael Campos Carvalho, a medida deve prejudicar os restaurantes porque, segundo ele, o custo de confecção dos cardápios chega a dobrar. "É abuso. O cego não deixa de ir ao restaurante, ele sempre vai acompanhado", diz. "Nunca teve uma solicitação desse cardápio em um restaurante de Goiânia."

 

A gerente de captação de recursos da Fundação Dorina Nowill para Cegos, responsável por parcerias com associações para confecção de cardápios, Silvia Troncon Rosa, contesta. "Temos mais de 17 milhões de deficientes visuais no Brasil. Não vemos muitos nas ruas, mas é porque os espaços não estão adaptados."

 

Pelo menos outras 26 cidades do país têm leis semelhantes à de Goiânia, segundo a fundação. Entre elas, há 13 capitais, como São Paulo. A produção de um cardápio em braile custa de R$ 50 a R$ 350. O valor varia conforme o número de páginas.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/